Ruy Cezar do Espírito Santo

FotoPossui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1957), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professor de graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação como professor e palestrante, com ênfase em Auto Conhecimento na Formação do Educador. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre interdisciplinaridade e Espiritualidade na Educação (INTERESPE) com a linha de pesquisa: Interdiscipinaridade, espiritualidade e autoconhecimento na Educação. Neste grupo orienta pesquisadores e estudantes no desenvolvimento dos projetos sobre interdisciplinaridade, espiritualidade e autoconhecimento nas artes, na educação corporal, na expressão simbólica e na aplicação de técnicas energéticas/ espirituais para a transformação das consciências. O projeto do Interespe para 2016 será: A Presença da Espiritualidade na Educação Independente da Visão Religiosa. Este grupo é um grupo do CNPQ/CAPES e abrigado pela Pontifícia Universidade de São Paulo – PUC/SP. É editor Técnico da revista INTERESPE – ISSN 2179-7498, criada e, 2010 e publicada no site: www.revistas.pucsp.br

Miguel Gonzalez Arroyo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974) e doutorado (PhD em Educação) – Stanford University (1976). É Professor Titular Emérito da Faculdade de Educação da UFMG. Foi Secretário Adjunto de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, coordenando e elaborando a implantação da proposta político-pedagógica Escola Plural. Acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo.

 

Elizabeth Dias Munaier Lages

FotoPossui graduação em Engenharia Civil pelo Instituto Politécnico da Universidade Católica de Minas Gerais (1988), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), Mestrado em Educação – ênfase em Sociologia da Educação e História da Profissão Docente pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001) e doutorado em Educação – ênfase em Políticas Públicas e Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professora Adjunta na UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais-Unidade Ibirité, ocupando neste momento a função de Diretora Acadêmica da unidade. Foi docente na Faculdade Pedro II, em Belo Horizonte, MG por 08 anos. É também da equipe da Coordenação compartilhada do Programa Institucional de Educação Integral da UEMG. Foi docente de graduação e pós-graduação da Universidade Nacional de Timor-Leste no ano de 2012. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional, Sociologia e Sociologia do Desenvolvimento, Análise do Impacto Social e Intervenção Social, Políticas Públicas, Antropologia, Formação de Professores, Inclusão Social, Educação Rural, Educação Especial e Sucesso e Fracasso escolares. Possui larga experiência em gestão e coordenação de Educação Integrada e Integral.

 

Gerardo Marcelo Uri Kahan

FotoPossui Graduação em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física (1970). Mestrado em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física (1971). Especialização em Vinculação Tecnológica pela Universidade Tecnológica Nacional (1987). Doutorado em Ciências da Educação pela Escola Nacional de Rosário (1996). Atualmente é professor Titular da Universidade Nacional de Rosário, Argentina. Tem experiência na área de Ciências da Educação. Coordenador da Residencia em Ciências da Educação da Faculdade de Humanidades e Artes, Universidade Nacional de Rosário (Argentina). Co – Líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Saúde Comunitária da Universidade Federal Fluminense (Brasil) – NPe-ESC/UFF/CNPQ.

 

Bárbara Bruna Moreira Ramalho

FotoDoutoranda, Mestre em Educação e Pedagoga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esteve,durante o ano de 2010, em intercâmbio institucional na Universidade do Porto (UP) pelo programa de bolsas Euro-Brazilian Windows, uma iniciativa da União Européia no âmbito do programa Erasmus Mundus. Foi professora no curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas (UEMG – Divinópolis / Cláudio) e atualmente é docente dos 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, estando em exercício na Coordenação do Programa Escola Integrada, na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. É membro do núcleo TEIA (Territórios Educação Integral e Cidadania) da FaE/UFMG e do Observatório da Educação Integral (OBEDUC) em Minas Gerais.

 

Luciara Batista Avelino

FotoPossui graduação em Abi – Letras – Língua Portuguesa pela Universidade de Brasília (1984). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras. Possui Especialização Lato Sensu em Gestão da Psico-Sócio-Patologia (Gestão de Conflitos), 450 horas. É terapeuta Psico-Social pela Sociedade Internacional de Trilogia Analítica. Autora do livro A Terapia em Sala de Aula, 2a. edição. É docente há mais de 25 anos na área de ensino de línguas estrangeiras com ênfase no método Psicolinguístico Trilógico que une a psicanálise ao ensino de línguas.